SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A relação entre a depressão em contexto laboral e o burnout: Um estudo empírico com EnfermeirosAdaptação do inventário de temperamento para crianças em idade escolar- School-Age Temperament Inventory - SATI de Mcclowry a uma população portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PEREIRA, M. Graça  e  RONCON, Joana. Relacionamento familiar em pessoas idosas: Adaptação do Índice de Relações Familiares (IFR). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.41-53. ISSN 1645-0086.

Apesar do processo de envelhecimento não estar necessariamente relacionado com doenças e incapacidades, as doenças crónicas degenerativas são frequentemente  encontradas nas pessoas idosas e, este facto, está directamente relacionado com maior incapacidade funcional, determinando consequências ao nível do indivíduo, família e comunidade. O Índice de Relações Familiares (Hudson, 1993) é um instrumento que avalia a severidade ou magnitude dos problemas de funcionamento pessoal e social dos indivíduos no domínio do ajustamento familiar. Caracteriza a severidade dos problemas de relacionamento familiar, podendo ser utilizado como medida de stress intra-familiar. O presente artigo apresenta a adaptação do IFR numa amostra de idosos a residir na comunidade. Os resultados mostraram uma elevada fidelidade (α = 95) e o estudo de validade determinou a eliminação de um item, encontrando-se os restantes incluídos num único factor que explica 46,86% da variância total dos resultados. O IFR apresenta boa validade de construto. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a escala apresenta boas qualidades psicométricas poder ser utilizada numa população idosa residente na comunidade. Ao nível da validade de constructo, verificou-se que o stress intra-familiar se correlaciona negativamente com a qualidade de vida e positivamente com a depressão.

Palavras-chave : Idosos; IFR; Índice Relações Familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )