SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Adaptação portuguesa da escala breve de coping resilienteA relação entre a depressão em contexto laboral e o burnout: Um estudo empírico com Enfermeiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

ANTONIO, Patrícia. A Psicologia e a doença crónica: Intervenção em grupo na diabetes Mellitus. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.15-27. ISSN 1645-0086.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a intervenção multidisciplinar em grupo na diabetes mellitus, mais concretamente na diabetes tipo 2 em contexto de cuidados de saúde primários. A psicologia da saúde desempenha um papel importante na compreensão das consequências psicológicas da diabetes e dos factores psicológicos envolvidos no autocuidado efectivo da doença. O crescente reconhecimento da importância do trabalho em equipas de saúde multidisciplinares para a educação do paciente diabético tem promovido o desenvolvimento de inúmeros projectos de intervenção psicológica e programas educativos, individuais ou em grupo, na área dos cuidados de saúde primários e secundários. As intervenções em grupo trazem benefícios ao nível da saúde física e mental, do desenvolvimento pessoal, da promoção de aptidões relacionais e do treino de competências que promovem uma maior adesão ao tratamento, ao mesmo tempo que dão resposta a um maior número de pedidos, optimizando os recursos técnicos das instituições.

Palabras clave : Cuidados de saúde primários; Diabetes mellitus; Intervenção multidisciplinar em grupo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )