SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Portuguese adaptation of the brief resilient coping scaleThe relationship between depression in occupational context and burnout: An empirical study among Nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ANTONIO, Patrícia. A Psicologia e a doença crónica: Intervenção em grupo na diabetes Mellitus. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.15-27. ISSN 1645-0086.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a intervenção multidisciplinar em grupo na diabetes mellitus, mais concretamente na diabetes tipo 2 em contexto de cuidados de saúde primários. A psicologia da saúde desempenha um papel importante na compreensão das consequências psicológicas da diabetes e dos factores psicológicos envolvidos no autocuidado efectivo da doença. O crescente reconhecimento da importância do trabalho em equipas de saúde multidisciplinares para a educação do paciente diabético tem promovido o desenvolvimento de inúmeros projectos de intervenção psicológica e programas educativos, individuais ou em grupo, na área dos cuidados de saúde primários e secundários. As intervenções em grupo trazem benefícios ao nível da saúde física e mental, do desenvolvimento pessoal, da promoção de aptidões relacionais e do treino de competências que promovem uma maior adesão ao tratamento, ao mesmo tempo que dão resposta a um maior número de pedidos, optimizando os recursos técnicos das instituições.

Keywords : Cuidados de saúde primários; Diabetes mellitus; Intervenção multidisciplinar em grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )