SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A Psicologia e a doença crónica: Intervenção em grupo na diabetes Mellitus índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RIBEIRO, J.L. Pais  e  MORAIS, Rita. Adaptação portuguesa da escala breve de coping resiliente. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.5-13. ISSN 1645-0086.

O presente estudo visa validar para português uma versão do Brief Resilient Coping Scale, a Escala Breve de Coping Resiliente. Esta é uma escala de resiliência avaliada como coping. Participaram 501 jovens, de idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos (268 do sexo feminino e 233 do sexo masculino). A variável resiliência foi avaliada com os quatro itens da escala breve referida acima. Os dados psicométricos mostram valores de consistência interna baixa (0,53) enquanto a versão original mostrava um valor mais elevado embora ainda baixo (0,68). Discute-se este resultado assumindo que as escalas de coping não deviam valorizar estes valores psicométricos clássicos, por duas razões principais: porque o coping é uma variável dependente do momento e da situação, e; porque a escala inclui somente quatro itens.

Palavras-chave : Coping; Resiliência; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )