SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Stress assessment: a propos of the adaptation study of the perceived stress scaleInternal and external motivation scale to respond without prejudice: a cross-validation study for the portuguese population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

AFONSO, José de Abreu  and  LEAL, Isabel P.. Escala de motivação: adaptação e validação da Motivation Scale (M.S.) de Rempel, Holmes & Zanna. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.249-266. ISSN 1645-0086.

O objectivo deste estudo é a adaptação e a validação para a população portuguesa da Motivation Scale, de Rempel, Holmes e Zanna (1985). Enquadra-se e define-se o conceito de motivação, considerando-se a motivação intrínseca, a motivação extrínseca e a motivação instrumental, que viso integrar a construção da escala, bem como o seu impacto nas relações conjugais. Os participantes foram 436 sujeitos, 218 casais, 152 casados, 66 em união de facto. Para a nossa amostra, a sensibilidade dos itens demonstrou ter características discriminativas. Quanto à validade, a análise factorial pelo método KMO foi de 0,95 para a sub escala de motivos pessoais e 0,95 para a escala de motivos do parceiro, permitindo o recurso a análises factoriais confirmatórias de componentes principais com rotação obliqua, que não confirmaram uma estrutura tripartida. No que respeita à fidelidade, recorreu-se ao Alpha de Cronbach que nos 2 factores e nos totais das escalas foram superiores aos encontrados pelos autores na sua estrutura tripartida. Obtivemos assim uma escala final constituída por duas sub escalas: sub-escala de motivação intrínseca e sub-escala de motivação extrínseca.

Keywords : Motivação; Conjugalidade; Motivação intrínseca; Motivação extrínseca.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )