SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Inventário de burnout de Maslach para estudantes portuguesesEscala de motivação: adaptação e validação da Motivation Scale (M.S.) de Rempel, Holmes & Zanna índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PAIS RIBEIRO, J.  e  MARQUES, T.. A avaliação do stresse: a propósito de um estudo de adaptação da escala de percepção de stresse. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.237-248. ISSN 1645-0086.

O objectivo do presente estudo é discutir a avaliação do stresse. Utilizamos como pretexto o estudo de adaptação da Perceived Stress Scale e, na continuação da discussão iniciada há mais de 20 anos, contribuir para a discussão do conceito de stresse e do modo de o avaliar. A escala estudada, é uma das mais utilizadas quer em Portugal quer no mundo, mas, em Portugal são escassos os dados de validação. Na sua versão portuguesa, a escala perde um dos itens ficando com 13 dos 14 itens. As propriedades métricas apresentam características idênticas à original podendo considerar-se que avalia do mesmo modo o mesmo construto. No entanto o presente estudo tem um número de participantes reduzido, o que limita os resultados sobre as propriedades da versão em estudo. De qualquer modo os resultados são muito semelhantes aos de outras versões em Português e de outras versões publicadas noutros idiomas. Permanece a questão básica de avaliação deste construto que é: estamos a avaliar o stresse?

Palavras-chave : Stresse; Avaliação do stresse; Aspectos teóricos da avaliação do stresse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )