SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Auto-regulação, resiliência e consumo de substâncias na adolescência: contributos da adaptação do questionário reduzido de auto-regulaçãoInventário de burnout de Maslach para estudantes portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

PIMENTA, Filipa; LEAL, Isabel  y  MAROCO, João. Adaptação e estudo da escala de valor da saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.217-225. ISSN 1645-0086.

O presente estudo pretende averiguar se pessoas com diferentes comportamentos de consumo de tabaco valorizam a sua saúde de forma discrepante; é igualmente objectivo desta investigação adaptar a Escala de Valor da Saúde (Lau, Hartman, & Ware, 1986) à população Portuguesa. Para tal aplicou-se o instrumento a uma amostra de 380 estudantes universitários (fumadores regulares, ocasionais e ex-fumadores). Os resultados demonstram que pessoas com diferentes padrões de consumo tabágico atribuem um valor elevado à sua saúde, não existindo diferenças significativas entre os três grupos (F=1,594; p=0,205). O estudo das características psicométricas do instrumento, já utilizado em estudos anteriores, salienta que, numa amostra de 380 alunos do ensino superior, esta escala não é adequada para medir a variável em questão.

Palabras clave : Valor; Saúde; Fumadores; Ex-fumadores; Escala.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )