SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Construção e validação de um questionário de valores e crenças sobre sexualidade, maternidade e abortoAdaptação e estudo da escala de valor da saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CASTILLO, José A. García del  e  DIAS, Paulo C.. Auto-regulação, resiliência e consumo de substâncias na adolescência: contributos da adaptação do questionário reduzido de auto-regulação. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.205-216. ISSN 1645-0086.

No presente trabalho apresentam-se os estudos de adaptação do Questionário Reduzido de Auto-regulação (Carey, Neal & Collins, 2004), um instrumento que permite a avaliação do Controlo de impulsos e Estabelecimento de objectivos. Na análise das propriedades psicométricas do questionário foi encontrada uma estrutura factorial consistente e valores de fidelidade elevados. É estudada a relação entre auto-regulação, resiliência, com o recurso à Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993), e consumo de substâncias na adolescência. Os resultados sugerem uma relação entre a auto-regulação e o consumo de substâncias, além de uma correlação elevada entre o estabelecimento de objectivos e a resiliência, e uma correlação moderada entre o controlo de impulsos e a resiliência. As implicações do estudo são discutidas.

Palavras-chave : Auto-regulação; Resiliência; Consumo de substâncias; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )