SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Propriedades métricas da versão portuguesa da escala de suporte social do MOS (MOS Social Support Survey) com idososConstrução e validação de um questionário de valores e crenças sobre sexualidade, maternidade e aborto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

REIS, Ana Catarina; LENCASTRE, Leonor; GUERRA, Marina Prista  e  REMOR, Eduardo. Adaptação portuguesa do questionário para a avaliação da adesão ao tratamento anti-retrovírico - VIH (CEAT-VIH).. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.175-191. ISSN 1645-0086.

O objectivo do estudo foi a tradução, adaptação transcultural e estudo psicométrico do “Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral (CEAT-VIH)” para o contexto Português. O processo de adaptação transcultural do instrumento utilizou o método de tradução-retrotradução (espanhol português espanhol), seguido de uma avaliação verbal da compreensão dos itens com um grupo de pessoas (n = 10), concluindo com um posterior estudo piloto (n = 9). Posteriormente, realizou-se o estudo psicométrico (n = 125) num hospital (Porto, Portugal). O estudo psicométrico permitiu comprovar a fidelidade do questionário (α = 0,709) e a validade de critério externo (correlação com a carga vírica, r = -0,20; p < 0,001). Também se observou uma adequada sensibilidade (70,3%) e especificidade (56,8%) do questionário para a identificação de indivíduos com carga vírica detectável. A versão adaptada para Portugal revelou-se útil, fiável e válida para a avaliação do grau de adesão à terapêutica anti-retrovírica.

Palavras-chave : Adesão; VIH/SIDA; Terapêutica anti-retrovírica; CEAT VIH.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )