SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Adaptação portuguesa do questionário para a avaliação da adesão ao tratamento anti-retrovírico - VIH (CEAT-VIH). índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PAIS-RIBEIRO, José Luís  e  PONTE, Ana Carolina Silva L. C.. Propriedades métricas da versão portuguesa da escala de suporte social do MOS (MOS Social Support Survey) com idosos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.2, pp.163-174. ISSN 1645-0086.

O suporte social consiste na variedade de recursos fornecidos a uma pessoa pelas outras pessoas. A Escala de Suporte Social do MOS, foi desenvolvida no âmbito de um amplo estudo com pessoas com doenças crónicas, o Medical Outcomes Study ou MOS. O objectivo do presente estudo é estudar a adaptação Portuguesa desta escala numa população idosa. Participaram 225 indivíduos de ambos os géneros, com idade superior a 65 anos, 65,8% mulheres. A escala inclui 19 itens distribuídos por 4 dimensões: Interacção social positiva, suporte social tangível, suporte social afectivo, e suporte social emocional e informacional, para além de um resultado global ou suporte social total. Os resultados do presente estudo mostram boas propriedades psicométricas e uma estrutura e propriedades idênticas às da versão original e às versões anteriores Portuguesas. As diferenças encontradas comparativamente com estudos anteriores sugerem sensibilidade a este grupo etário.

Palavras-chave : Suporte social; Idosos; Estudo de adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )