SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Robustez psicológica, apoio social e sintomas físicos no processo de stressEducação sexual em Portugal e em vários países da América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MOREIRA, Helena; SILVA, Sónia  e  CANAVARRO, Maria Cristina. O papel da intimidade conjugal na qualidade de vida da mulher com cancro da mama. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.127-147. ISSN 1645-0086.

Não obstante a multiplicidade de estudos realizados no âmbito da conjugalidade da mulher com cancro da mama, a investigação sobre a intimidade nestes casais encontra-se ainda pouco documentada. Este estudo pretende conhecer a relação entre a intimidade conjugal (nas dimensões: comunicação, validação pessoal e abertura ao exterior) e a qualidade de vida destas mulheres, em duas etapas distintas da doença. A amostra é constituída por 47 mulheres recentemente diagnosticadas com cancro da mama, 47 mulheres sobreviventes de cancro da mama e 47 mulheres saudáveis, da população geral. As mulheres com diagnóstico recente de cancro da mama apresentaram uma melhor qualidade de vida social e maior intimidade na relação conjugal na dimensão comunicação. No grupo de sobreviventes, a dimensão validação pessoal da intimidade foi um preditor significativo de melhor qualidade de vida psicológica, enquanto a dimensão abertura ao exterior mostrou-se um preditor significativo de uma melhor qualidade de vida social. De uma forma geral, uma relação conjugal íntima, pautada pela validação, compreensão e livre partilha de emoções, sentimentos e preocupações, bem como pela abertura do casal aos elementos exteriores, parece promover uma melhor qualidade de vida da mulher com cancro da mama.

Palavras-chave : Abertura ao exterior; cancro da mama; casal; comunicação; diagnóstico; intimidade; qualidade de vida; sobrevivência; validação pessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )