SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Comportamentos sexuais de risco em estudantes do ensino superior público da cidade de BragançaO papel da intimidade conjugal na qualidade de vida da mulher com cancro da mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CLAUDINO, Adelaide D.; MOREIRA, João M.  e  COELHO, Vera. Robustez psicológica, apoio social e sintomas físicos no processo de stress. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.115-125. ISSN 1645-0086.

Este estudo procurou examinar o papel da robustez psicológica (hardiness) e do apoio social percebido no processo do stress resultante da percepção de sintomas físicos. Estas variáveis foram medidas através de questionários de auto-relato numa amostra de 102 estudantes universitários. Verificou-se que o número de sintomas físicos estava significativamente associado ao stress percebido. A robustez psicológica ligada especificamente às alterações do estado de saúde, na sua dimensão de Compromisso/Desafio e, sobretudo, de ausência de Alienação, tem um efeito amortecedor em relação ao impacto dos sintomas físicos e das doenças na percepção de stress. Estes resultados vêm em apoio não só da validade da escala utilizada para medir a robustez psicológica ligada às alterações do estado de saúde, como da importância do conceito para a psicologia da saúde.

Palavras-chave : Apoio social; robustez psicológica; sintomas físicos; stress.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )