SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Comportamentos sexuais de risco em estudantes do ensino superior público da cidade de BragançaO papel da intimidade conjugal na qualidade de vida da mulher com cancro da mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

CLAUDINO, Adelaide D.; MOREIRA, João M.  y  COELHO, Vera. Robustez psicológica, apoio social e sintomas físicos no processo de stress. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.115-125. ISSN 1645-0086.

Este estudo procurou examinar o papel da robustez psicológica (hardiness) e do apoio social percebido no processo do stress resultante da percepção de sintomas físicos. Estas variáveis foram medidas através de questionários de auto-relato numa amostra de 102 estudantes universitários. Verificou-se que o número de sintomas físicos estava significativamente associado ao stress percebido. A robustez psicológica ligada especificamente às alterações do estado de saúde, na sua dimensão de Compromisso/Desafio e, sobretudo, de ausência de Alienação, tem um efeito amortecedor em relação ao impacto dos sintomas físicos e das doenças na percepção de stress. Estes resultados vêm em apoio não só da validade da escala utilizada para medir a robustez psicológica ligada às alterações do estado de saúde, como da importância do conceito para a psicologia da saúde.

Palabras clave : Apoio social; robustez psicológica; sintomas físicos; stress.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )