SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Optimismo, suporte social e morbilidade psicológica em filhos adultos de doentes oncológicosRobustez psicológica, apoio social e sintomas físicos no processo de stress índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RIBEIRO, Maria Isabel Barreiro  e  FERNANDES, António José Gonçalves. Comportamentos sexuais de risco em estudantes do ensino superior público da cidade de Bragança. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2009, vol.10, n.1, pp.99-113. ISSN 1645-0086.

Os objectivos deste estudo envolvem a caracterização e identificação dos comportamentos de risco nos alunos que frequentam o ensino superior público do Concelho de Bragança. Para atingir estes objectivos, fez-se um estudo descritivo e transversal com base num questionário que viria a ser aplicado, directamente, a uma amostra aleatória retirada de um universo de 4168 alunos. A amostra é constituída por 367 indivíduos com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos. Destes, 113 são do género masculino e 254 são do género feminino. Os resultados mostraram que, do total de respondentes, 76% já tiveram relações sexuais. Para estes indivíduos, a vida sexual teve início, em média, aos 17,5 anos. Destes, 40,8% tiveram relações sexuais sob o efeito de álcool, 8,1% tiveram relações sexuais sob o efeito de drogas e 3,6% nunca usaram preservativo. Apesar disso, os jovens estudantes demonstraram saber que o preservativo é o único meio de protecção das DSTs.

Palavras-chave : Comportamentos Sexuais de Risco; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Ensino Superior Público; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )