SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The effect of unemployment on the stress levels of the secondary school teachers and strategies for coping with it author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

POMBO, Samuel; ISMAIL, Fátima  and  CARDOSO, J.M. Neves. “Cravers” pelo álcool. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.349-365. ISSN 1645-0086.

O craving pode ser definido como um desejo irreprimível, intrusivo e intenso pelo consumo do álcool. Na literatura, têm sido introduzidos vários modelos explicativos e instrumentos de avaliação deste conceito. O estudo tem como objectivo avaliar as características psicométricas de dois questionários de avaliação do craving (Escala Obsessivo-compulsiva de Yale-Brown para Bebedores Excessivos e a Escala de Craving pelo Álcool de Penn), numa população dependente do álcool em regime de tratamento em ambulatório e averiguar comparativamente os níveis de craving da amostra. O estudo da fiabilidade, da constituição factorial e dos coeficientes de correlação das escalas com medidas análogas, revelaram boas qualidades psicométricas e corroboram a validade convergente. A análise comparativa verificou que os pacientes dependentes do álcool classificados como “Cravers” apresentaram significativamente maiores níveis de depressão, ansiedade e agressividade; reforçando a componente cognitiva do craving enquanto elemento induzido por afectos negativos - craving negativo.

Keywords : Álcool; Compulsão; Craving; Dependência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )