SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Avaliação neuropsicológica da perturbação de oposição e desafioO efeito do desemprego no stress e coping dos professores do 2º ciclo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

AMORIM, Isabel Lajoso  e  COELHO, Rui. Diabetes mellitus tipo 2 e sintomas psicopatológicos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.319-333. ISSN 1645-0086.

Pretendeu avaliar-se a presença de sintomatologia ansiosa e depressiva nos diabéticos tipo 2 determinando que variáveis discriminam os que apresentam sintomas psicopatológicos dos que não apresentam. Observou-se a existência de elevada prevalência de sintomatologia depressiva e ansiosa. Em relação à ansiedade, obteve-se uma função com poder discriminatório entre os grupos com e sem sintomas, baseada em quatro variáveis responsáveis pela explicação de 16,7% da variância, sendo uma maior utilização de coping de Fuga/Evitamento característico dos indivíduos com sintomatologia, e mais Apoio Instrumental, pertencer ao género masculino e desenvolver uma actividade profissional característico dos indivíduos sem sintomatologia. No caso da depressão identificaram-se quatro variáveis na distinção dos grupos numa função que explica 25,3% da variância: indivíduos com sintomatologia depressiva caracterizam-se por maior utilização da estratégia de Fuga/Evitamento e mais elevado IMC. Maior Apoio Emocional e Instrumental caracterizam indivíduos sem sintomatologia. Salienta-se a importância dos aspectos psicossociais no atendimento do doente diabético.

Palavras-chave : Ansiedade; Coping; Depressão; Diabetes Mellitus; Locus de controlo; Suporte Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )