SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Neuropsychological assesment of the opositional defiant disorderThe effect of unemployment on the stress levels of the secondary school teachers and strategies for coping with it author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

AMORIM, Isabel Lajoso  and  COELHO, Rui. Diabetes mellitus tipo 2 e sintomas psicopatológicos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.319-333. ISSN 1645-0086.

Pretendeu avaliar-se a presença de sintomatologia ansiosa e depressiva nos diabéticos tipo 2 determinando que variáveis discriminam os que apresentam sintomas psicopatológicos dos que não apresentam. Observou-se a existência de elevada prevalência de sintomatologia depressiva e ansiosa. Em relação à ansiedade, obteve-se uma função com poder discriminatório entre os grupos com e sem sintomas, baseada em quatro variáveis responsáveis pela explicação de 16,7% da variância, sendo uma maior utilização de coping de Fuga/Evitamento característico dos indivíduos com sintomatologia, e mais Apoio Instrumental, pertencer ao género masculino e desenvolver uma actividade profissional característico dos indivíduos sem sintomatologia. No caso da depressão identificaram-se quatro variáveis na distinção dos grupos numa função que explica 25,3% da variância: indivíduos com sintomatologia depressiva caracterizam-se por maior utilização da estratégia de Fuga/Evitamento e mais elevado IMC. Maior Apoio Emocional e Instrumental caracterizam indivíduos sem sintomatologia. Salienta-se a importância dos aspectos psicossociais no atendimento do doente diabético.

Keywords : Ansiedade; Coping; Depressão; Diabetes Mellitus; Locus de controlo; Suporte Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )