SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Estabilidade temporal das escalas de esperança para crianças e de satisfação com a vida para estudantesAnálise psicométrica da escala de impacto na autonomia e participação, em pessoas com esclorese múltipla índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

GAMEIRO, Sofia; SILVA, Sónia  y  CANAVARRO, Maria Cristina. A experiência masculina de infertilidade e de reprodução medicamente assistida. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.253-270. ISSN 1645-0086.

A infertilidade é clinicamente definida como a incapacidade de conceber um filho ou de levar uma gravidez a termo após um ano de relacionamento sexual regular e sem utilização de contraceptivos (WHO, 1992). Apesar de apenas um dos membros do casal ser geralmente alvo do diagnóstico de infertilidade, esta deve ser conceptualizada como um problema de ambos. Alguns autores sugerem que a literatura científica tem menosprezado o impacto da infertilidade nos homens, ao focar as suas investigações essencialmente nas mulheres, e vários estudos têm demonstrado que os homens também são afectados pela infertilidade. O presente artigo pretende abordar o impacto da infertilidade nos casais e no homem em particular, focando também aspectos relacionados com a infertilidade masculina e o recurso a dador de esperma. Especial relevo é dado às questões relativas ao aconselhamento psicológico nestes contextos. É apresentado um caso único ilustrativo, sendo a discussão realizada à luz deste caso e dos tópicos abordados, procurando apontar para implicações clínicas concretas.

Palabras clave : Acompanhamento Psicológico; Inseminação com Dador; Infertilidade; Infertilidade Masculina; Reprodução Medicamente Assistida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )