SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literaturaEstabilidade temporal das escalas de esperança para crianças e de satisfação com a vida para estudantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

VIANA, Victor et al. Caracterização do estilo alimentar de crianças com perturbações alimentares. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.233-243. ISSN 1645-0086.

O objectivo deste trabalho foi investigar o comportamento alimentar, de um grupo de crianças com perturbações alimentares comparativamente a crianças normo­ponderais, com excesso de peso e obesas. Foram avaliadas 124 crianças dos dois sexos com idades entre os 3 e 13 anos, das quais 26 tinham perturbações alimentares, 33 eram normo-ponderais, 32 tinham excesso de peso e 33 eram obesas. Foi realizada a avaliação antropométrica das crianças e progenitoras e calculados os Z scores de IMC das crianças. As mães responderam ao Child Eating Behaviour Questionnaire. Os resultados foram investigados recorrendo-se à análise de regressão linear e análise univariada. Entre os determinantes positivos do estatuto ponderal das crianças (Z score de IMC) encontram-se Tipo físico da mãe e Sobre-ingestão emocional. Entre os determinantes negativos encontram-se Resposta à saciedade e Ingestão lenta. Verificou-se que os quatro grupos se distinguiam quanto ao comportamento alimentar. Os factores classificados como de “atracção pela comida” associam-se positivamente às categorias de peso, enquanto os factores de “evitamento da comida” se associam negativamente com as mesmas categorias. Os resultados confirmam a interesse da investigação sobre o estilo alimentar não só na obesidade mas também nas perturbações alimentares, e a importância em se utilizar o CEBQ.

Palavras-chave : Estilo alimentar; Obesidade; Perturbações alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )