SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Qualidade de vida em doentes submetidos a cirurgia vascular cardíaca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MOREIRA, Helena; SILVA, Sónia  e  CANAVARRO, Cristina. Qualidade de vida e ajustamento psicossocial da mulher com cancro da mama: do diagnóstico à sobrevivência. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.165-184. ISSN 1645-0086.

O presente estudo tem como objectivo conhecer a Qualidade de Vida (QdV) e o ajustamento psicossocial das mulheres com cancro da mama que se encontram em duas fases distintas da doença: a fase de diagnóstico e a fase de sobrevivência. Participaram no estudo 56 mulheres sem história de doença oncológica pertencentes à população geral, 32 mulheres recentemente diagnosticadas com cancro da mama e 58 sobreviventes de cancro da mama. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: o WHOQOL-Bref, a HADS e uma ficha de dados clínicos e sociodemográficos. As mulheres recentemente diagnosticadas com cancro da mama apresentaramse mais ansiosas e exibiram os piores resultados no domínio físico e na faceta geral da QdV. A maioria das sobreviventes apresentou níveis normativos de ansiedade e de depressão e uma boa QdV, não se distinguindo da população geral em nenhum domínio da mesma.

Palavras-chave : Cancro da mama; Qualidade de vida; Ajustamento psicossocial; Diagnóstico; Sobrevivência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )