SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Impacto do coping proactivo, do distress emocional e da auto-estima na funcionalidade e qualidade de vida de pessoas com esquizofreniaQualidade de vida e ajustamento psicossocial da mulher com cancro da mama: do diagnóstico à sobrevivência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FERREIRA, António José Santos; NUNES, Ana Isabel Marques; RODRIGUES, Elisabete Fátima Pessoa  e  CAMARNEIRO, Ana Paula Forte. Qualidade de vida em doentes submetidos a cirurgia vascular cardíaca . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.155-164. ISSN 1645-0086.

O objectivo deste estudo é descrever e comparar a qualidade de vida do doente com patologia valvular cardíaca em dois grupos independentes: 1- doentes antes da intervenção cirúrgica; 2 - doentes após a cirurgia. Constituíram-se duas amostras independentes num total de 71 doentes. O instrumento de colheita de dados aplicado consiste num questionário de caracterização sociodemográfica e clínica da amostra e na escala de avaliação da qualidade de vida SF-36. Os resultados sugerem que os doentes com patologia valvular cardíaca apresentam uma melhor qualidade de vida três a seis meses após a cirurgia do que os doentes que aguardam a intervenção cirúrgica. As diferenças entre as médias são estatisticamente significativas para todas as dimensões medidas pela SF-36, excepto nas dimensões desempenho físico e função social. Estes resultados indicam que a cirurgia é eficaz na melhoria da qualidade de vida dos doentes com patologia valvular cardíaca.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Cirurgia valvular cardíaca; Patologia valvular cardíaca.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )