SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Life quality in women who seek gynecological health careThe impact of proactive coping skills, emotional distress and self-esteem on functioning and quality of life in schizophrenia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SILVA, Marisa  and  RIBEIRO, José Luís Pais. Pediatric oncology quality of life scale – POQOLS: adaptação de um instrumento para a população portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.131-141. ISSN 1645-0086.

Apresenta-se um estudo de adaptação da Pediatric Oncology Quality of Life Scale, uma escala com 21 itens, distribuídos por três dimensões, que é respondida pelos pais da criança com cancro. Participaram 125 progenitores, divididos por dois grupos: pais de crianças com cancro (N= 65) e pais de crianças sobreviventes ao cancro, que tinham terminado o tratamento há mais de cinco anos (N=60). A média de idade das crianças é de 8 anos para o grupo de doentes e de 12 anos para o grupo de sobreviventes. Adoptámos uma perspectiva conservadora de adaptação da escala, onde tentámos manter a estrutura da versão portuguesa idêntica à da versão original. Ficámos então com uma versão com 21 itens distribuídos por três dimensões. As propriedades métricas são satisfatórias, a análise factorial exploratória que seguiu os passos da versão original em Inglês mostra que alguns dos itens carregam outros factores. Genericamente pode-se dizer que a escala tem propriedades satisfatórias, que é adequada para avaliar a qualidade de vida de crianças com cancro, mas que necessita de continuar a ser investigada.

Keywords : Qualidade de vida; Crianças; Sobrevivente cancro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )