SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Sintomatologia depressiva e qualidade de vida na população geralPediatric oncology quality of life scale – POQOLS: adaptação de um instrumento para a população portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

REDIVO, Luciana Balestrin; WERLANG, Blanca Susana Guevara  e  MULLER, Marisa Campio. Qualidade de vida em mulheres que procuram atendimento ginecológico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.113-129. ISSN 1645-0086.

Foi avaliada a qualidade de vida de mulheres que procuram atendimento ginecológico e se o motivo do atendimento estava relacionado à qualidade de vida. A amostra foi constituída por 100 mulheres do sistema público de saúde e 100 do sistema privado. Foi utilizada uma ficha de dados sócio-demográficos e o Questionário Genérico de Qualidade de Vida SF-36. As participantes do sistema público apresentaram valores mais baixos no SF-36 sinalizando menor qualidade de vida que as participantes do sistema privado. Observou-se maior quantidade de atendimentos por revisões ginecológicas no sistema privado predominando no sistema público o atendimento por sintomatologia e tratamento. Encontraram-se diferenças significativas entre o domínio da saúde geral (sistema público) que buscou atendimento por sintomatologia (p= 0,04) e entre o domínio físico (sistema privado) que consultou por revisão (p= 0,001).

Palavras-chave : Qualidade de vida; Ginecologia; Sistema de saúde público e privado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )