SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Atitudes face ao tabagismo: Hábitos tabágicos e o papel dos profissionais de saúdeHumor, atenção concentrada e qualidade de vida no climatério: Um estudo no Brasil Central índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

REIS, Marta  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Contracepção: conhecimentos e atitudes em jovens universitários. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.2, pp.209-220. ISSN 1645-0086.

O aumento da percentagem de gravidez na adolescência (Portugal regista 19/1000 na faixa etária dos 15 aos 19 anos), juntando-se a outros riscos ligados à actividade sexual, tornam os jovens um grupo vulnerável em termos de saúde sexual e reprodutiva. Esta investigação avaliou os conhecimentos e atitudes sobre os métodos contraceptivos em jovens estudantes universitários. Administraram-se 436 questionários a 113 rapazes e 323 raparigas, entre os 18 e os 24 anos. Aplicaram-se medidas de conhecimento (CKI; Delcampo e Delcampo, 1976) e de atitudes (CAS; Kyes, 1987) acerca dos métodos contraceptivos. Os resultados obtidos demonstram que a maioria tem pouco conhecimento acerca dos métodos contraceptivos mas revelou uma forte atitude preventiva face a uma gravidez indesejada. Encontraram-se diferenças estatistica mente signficativas entre indivíduos de sexo diferentes: as raparigas apresentam mais conhecimentos e preocupação preventiva face à contracepção.

Palavras-chave : Atitudes; Conhecimentos; Jovens; Métodos contraceptivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )