SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O conceito de cuidador analisado numa perspectiva autopoiética: do caos à autopoiéseContracepção: conhecimentos e atitudes em jovens universitários índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BARREIRA, Esmeralda; GOMES, Francisco Sampaio  e  CUNHA, Luís Miguel. Atitudes face ao tabagismo: Hábitos tabágicos e o papel dos profissionais de saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.2, pp.197-207. ISSN 1645-0086.

O presente estudo investiga as atitudes de utentes em ambulatório, estudante s finalistas (enfermagem e medicina) e profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) face aos hábitos tabágicos e ao papel dos profissionais de saúde. Foi administrado um questionário a 360 sujeitos (120 estudantes finalistas, 120 profissiona is de saúde e 120 utentes). O questionário foi administrado em instituições de ensino e em unidades hospitalares dos distritos do Porto e de Braga. Dos sujeitos avaliados 19% eram fumadores. Os resultados apontaram para as seguintes conclusões: os profissionais de saúde e os fumadores valorizam a exemplaridade médica mais do que os utentes, estudantes e os não fumadores; os fumadores têm atitudes mais permissi vas em relação ao tabagismo que os não fumadores.

Palavras-chave : Exemplaridade; Hábitos tabágicos; Permissividade; Profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )