SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Contributos para a validação da escala de auto-estima de Rosenberg numa amostra de adolescentes da região interior norte do paísA personalidade da mãe prematura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

VIANA, V.; BARBOSA, M.C.  e  GUIMARAES, J.. Doença crónica na criança: factores familiares e qualidade de vida . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.1, pp.117-127. ISSN 1645-0086.

A maneira como a criança e a família enfrentam a doença crónica está associada a factores da organização e interacção familiar. Neste trabalho é descrito o "modelo da família psicossomática". Inicialmente criado para explicar como factores familiares interferiam com doenças com componente psicossomática, foi posterior-mente generalizado para situações diversas de doença crónica na família, especial-mente quando o doente é uma criança. Neste modelo, o desencadear dos sintomas é considerado um mecanismo regulador do sistema familiar quando este se mostra disfuncional, o que tem um impacto negativo na qualidade de vida do doente e família. Descrevem-se os objectivos da intervenção familiar estrutural adaptada a estas situações. São apresentados três casos de crianças com doença crónica que ilustram alguns aspectos anteriormente descritos.

Palavras-chave : Doença crónica; Família psicossomática; Interacção familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )