SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A perturbação pós-stress traumático nos socorristas de emergência pré-hospitalar: influência do sentido interno de coerência e da personalidadeDoença crónica na criança: factores familiares e qualidade de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

ROMANO, Ana; NEGREIROS, Jorge  y  MARTINS, Teresa. Contributos para a validação da escala de auto-estima de Rosenberg numa amostra de adolescentes da região interior norte do país . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.1, pp.109-116. ISSN 1645-0086.

Aplicou-se a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES) a uma amostra de 501 adolescentes, dos quais 231 (46,1%) eram do género masculino e 270 (53,9%) do género feminino, que frequentam o ensino básico e secundário na região interior Norte do País. Procedeu-se ao estudo das características psicométricas da referida escala, que no presente estudo apresentou uma consistência interna considerada satisfatória e uma estrutura factorial bidimensional, que explicava 46% da variância total. A análise factorial confirmatória corroborou o modelo de dois factores. Foi encontrada uma auto-estima global mais elevada no género masculino.

Palabras clave : Adolescentes portugueses; Auto-estima; Características psicométricas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )