SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Narrativas e significados da doença em crianças com diabetes Mellitustipo 1: contributos de um estudo qualitativoA perturbação pós-stress traumático nos socorristas de emergência pré-hospitalar: influência do sentido interno de coerência e da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MONTEIRO, Sara; TAVARES, José  e  PEREIRA, Anabela. Relação entre vinculação, sintomatologia psicopatológica e bem-estar em estudantes do primeiro ano do ensino superior. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.1, pp.83-93. ISSN 1645-0086.

O presente estudo investiga as relações entre a vinculação, a sintomatologia psicopatológica e o bem-estar entre estudantes que frequentam o primeiro ano do Ensino Superior. Mais especificamente, as hipóteses exploradas foram (1) a segurança da vinculação à mãe, ao pai e a outra pessoa significativa está associada negativamente à emergência de sintomatologia psicopatológica no final do 1.º semestre; e (2) a segurança da vinculação à mãe, ao pai e a outra pessoa significativa está associada positivamente ao bem-estar no final do 1.º semestre. Um total de 316 estudantes da Universidade de Aveiro preencheu a escala Avaliação de Relações Significativas, o Brief Symptom Inventory e a Échelle de Mesure des Manifestations du Bien-Être Psychologique. O evitamento em relação à mãe, ao pai e a outra pessoa significativa correlacionou-se de forma significativa e positiva com a sintomatologia psicopatológica e de forma significativa e negativa com o bem-estar. A ansiedade relativamente a outra pessoa significativa correlacionou-se de forma significativa e positiva com a sintomatologia psicopatológica e de forma significativa e negativa com o bem-estar. Na globalidade, os resultados sugerem que compreender as relações entre a vinculação e o ajustamento psicológico pode ser importante para facilitar a transição e adaptação ao ensino superior.

Palavras-chave : Bem-estar; Sintomatologia psicopatológica; Transição para o ensino superior; Vinculação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )