SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Gastrobandoplastia por via laparoscópica: follow up de 24 mesesEnjoo de movimento: etiologia, factores predisponentes e adaptação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

REBELO, Virgínia; ROLIM, Luísa; CARQUEJA, Eduardo  e  FERREIRA, Silva. Avaliação da qualidade de vida em mulheres com cancro da mama: um estudo exploratório com 60 mulheres portuguesas . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2007, vol.8, n.1, pp.13-32. ISSN 1645-0086.

Este estudo visou avaliar a qualidade de vida em 60 mulheres com diagnóstico de cancro da mama, já submetidas a cirurgia (mastectomia ou tumorectomia) e, presentemente, em tratamento de quimioterapia, no Hospital de S. João (Porto, Portugal). Foram administrados o European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQ-C30) e o Supplementary Questionnaire Breast Cancer Module (QLQ-BR23). Observou-se que as mulheres submetidas a tumorectomia evidenciavam uma "percepção da imagem corporal" (BRBI) mais negativa e uma maior "preocupação com a queda do cabelo" (BRHL) do que as mulheres mastectomizadas (sub-escalas do QLQ-BR23). O grupo submetido ao esquema de tratamento quimioterapêutico FEC evidenciava mais problemas físicos, em várias sub-escalas do EORTC QLQ-C30 e QLQ-BR23, comparativamente com o grupo que estava a realizar o esquema de tratamento CMF. As mulheres mais velhas apresentavam melhor qualidade de vida que as mais jovens, traduzida pela avaliação do "funcionamento físico" (PF2), do "funcionamento sexual" (BRSEF) e "prazer sexual" (BRSEE). Verificou-se, também que as mulheres casadas revelavam mais problemas ao nível do "funcionamento físico" (PF2) e sintomas como "diarreia" (DI). Por seu lado, as mulheres não casadas apresentavam mais preocupações com a sua saúde no futuro e um melhor "funcionamento sexual" (BRSEF).

Palavras-chave : Cancro da mama; Efeitos psicológicos do diagnóstico de cancro da mama; Qualidade de vida; Quimioterapia e cancro da mama; Sintomatologia física e psicológica do cancro da mama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )