SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Comportamentos sexuais, conhecimentos e atitudes face ao VIH/Sida em adolescentes migrantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CAMACHO, Inês  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Práticas parentais, escola e consumo de substâncias em jovens . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.317-327. ISSN 1645-0086.

Este estudo, tem como objectivos descrever os comportamentos dos adolescentes, a relação entre a escola e a família bem como estudar as Práticas Parentais Educativas no concelho do Montijo. A amostra é constituída por 271 jovens e seus encarregados de educação. Os jovens têm idades compreendidas entre os 12 e 17 anos de idade, 37,3% rapazes e 62,7% raparigas. Foram aplicados questionários aos jovens, pais e professores. Verificou-se que as raparigas referem mais frequentemente experiência de consumos e maior supervisão e apoio parental. Relativamente às diferenças entre as idades, verificou-se, no presente estudo, que os mais novos consomem mais cerveja enquanto os mais velhos consomem bebidas destiladas. Os mais velhos referem mais frequentemente que as regras impostas pelos pais são negociadas, ou que não são explícitas.

Palavras-chave : Comportamento adolescente; Práticas parentais; Relação escola família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )