SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Síndrome Fetal-Alcoólico: a perspectiva do psicólogoComportamentos sexuais, conhecimentos e atitudes face ao VIH/Sida em adolescentes migrantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CARVALHO, Ana Catarina  e  LEAL, Isabel Pereira. Construção e validação de uma escala de representações sociais do consumo de álcool e drogas em adolescentes . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.287-297. ISSN 1645-0086.

Com o objectivo de avaliar as representações sociais face ao consumo de álcool e drogas em adolescentes escolarizados, procedeu-se a uma revisão de literatura e a uma pesquisa bibliográfica sobre as escalas existentes abordando esta área temática nesta população específica. Elaborámos um instrumento constituído por 103 itens que foi administrado a 376 adolescentes, tendo também sido recolhidos dados relativos à idade, sexo, ano de escolaridade, níveis de consumo de álcool e drogas e idade da 1ª experiência de consumo de substâncias. O presente trabalho descreve a construção, procedimento de validação e estudo das propriedades psicométricas da "Escala de Representações sociais do Consumo de Álcool e Drogas em Adolescentes". Apresentam-se os resultados da análise factorial e os dados relativos à validade e consistência interna da escala. Por fim, discute-se a pertinência do estudo e a utilidade e campo de aplicação do instrumento na área do consumo de substâncias no grupo adolescente.

Palavras-chave : Consumo de álcool e drogas em adolescentes; Representações sociais; Validação da escala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )