SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O autocuidado em mulheres portadoras de HIV/AIDSConstrução e validação de uma escala de representações sociais do consumo de álcool e drogas em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PINHO, Paula João; PINTO, Ana Luísa  e  MONTEIRO, Virgínia. Síndrome Fetal-Alcoólico: a perspectiva do psicólogo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.271-285. ISSN 1645-0086.

Os autores fazem, a propósito de um caso clínico, uma revisão sobre o Síndrome Fetal-Alcoólico (SFA), abordando não somente os achados clínicos que contribuem para o seu diagnóstico, mas também as características cognitivas e comportamentais e sua evolução sob os aspectos académicos, sociais e familiares. Com a descrição posterior do caso clínico de uma adolescente portadora desta patologia, pretendem ilustrar o que vem descrito na literatura e demonstrar também as dificuldades com que se deparam os profissionais ligados à área da saúde no diagnóstico e na implementação das orientações terapêuticas necessárias, as quais são frequentemente complexas, multidisciplinares e contínuas, visto esta doença apresentar um carácter crónico.

Palavras-chave : Alcoolismo; Avaliação; Intervenção; Síndrome fetal-alcoólico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )