SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Repercussões psicossociais, apoio social e bem-estar espiritual em mulheres com câncer de mamaSíndrome Fetal-Alcoólico: a perspectiva do psicólogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

PEREIRA, Maria Helena Guerra Gomes  y  COSTA, Fortunato. O autocuidado em mulheres portadoras de HIV/AIDS . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.255-269. ISSN 1645-0086.

O presente artigo se propõe a analisar o autocuidado, como tema revelador do processo da construção da subjetividade em seis mulheres portadoras de HIV, com idade entre 20 e 50 anos, com baixa renda, e inseridas num programa de apoio numa ONG. Trata-se de um estudo qualitativo, em que a entrevista de grupo focal foi utilizada e o resultado foi a construção de quatro zonas de sentido que facilitaram a compreensão da dificuldade dessas mulheres face ao autocuidado, a saber: Autocuidado e inclusão social; Matar e morrer; Informação só não basta e Culpa e responsabilidade. Este estudo aponta para a necessidade de se compreender melhor os projetos de vida constitutivos e constituidores da identidade feminina na atualidade, principalmente no que tange às mulheres de baixa renda, para se reconhecer e intervir na reedição dos discursos de exclusão.

Palabras clave : Autocuidado; Autonomia; HIV/AIDS; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )