SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Locus de controlo na saúde: conceito e validação duma escala em adolescentes com diabetes tipo 1O autocuidado em mulheres portadoras de HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

HOFFMANN, Fernanda Silva; MULLER, Marisa Campio  e  FRASSON, Antônio Luiz. Repercussões psicossociais, apoio social e bem-estar espiritual em mulheres com câncer de mama. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.239-254. ISSN 1645-0086.

A pesquisa teve como objetivos verificar as repercussões psicossociais do diagnóstico e do tratamento médico em mulheres com câncer de mama bem como identificar o Apoio Social e o Bem-Estar Espiritual percebido por elas. Método: estudo transversal, com amostra de 75 mulheres em acompanhamento médico. Os instrumentos da pesquisa foram: entrevista estruturada com dados sociodemográficos e clínicos, Questionário Norbeck de Apoio Social (NSSQ) e Escala de Bem-estar Espiritual (BEE). Para análise dos dados, utilizou-se o nível de significância de 5% (p= 0.05). Os resultados indicaram a presença de dificuldades psicossociais nas fases do diagnóstico e do tratamento. O Apoio Social foi percebido como proveniente principalmente de parentes próximos e o Bem-Estar Espiritual mostrou-se um recurso de ajuda importante, sendo o aspecto religioso o mais acentuado. Conclui-se que o serviço de saúde precisa atuar de forma mais continente em sua função de apoio, respeitando e entendendo a integralidade da mulher com câncer de mama, em seu aspecto biopsicossocioespiritual.

Palavras-chave : Aspectos psicossociais; Apoio social; Bem-estar espiritual; Câncer de mama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )