SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Estudo de ideação suicida em adolescentes de 13 e 19 anosLocus de controlo na saúde: conceito e validação duma escala em adolescentes com diabetes tipo 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

OLIVEIRA, Alexandra  e  PIMENTEL, Francisco L.. O desempenho dos cuidadores informais na avaliação da qualidade de vida dos doentes oncológicos uma revisão do tema . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.211-219. ISSN 1645-0086.

Um dos maiores objectivos das intervenções com os doentes oncológicos é proporcionar-lhes a melhor Qualidade de Vida (QdV) possível. No entanto, é frequente a dificuldade em determinar a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QdVRS) para alguns doentes com cancro, devido a problemas psicológicos, cognitivos e físicos que limitam a sua capacidade em completar questionários. Desta forma, o cuidador surge como um meio natural de medir indirectamente a QdVRS do doente, muito importante para as decisões clínicas. O objectivo deste artigo é proporcionar uma revisão da literatura acerca da viabilidade em usar a informação prestada pelos cuidadores informais acerca da QdV do doente oncológico, contemplando resultados de estudos anteriormente publicados. Espera-se que este artigo possa contribuir e promover, em Portugal uma melhor compreensão e investigação acerca deste tema.

Palavras-chave : Cuidador informal; Doente oncológico; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )