SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Psychosocial impact and quality of life of age-related macular degenerationThe role of the proxys on cancer patients quality of life evaluation a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

BORGES, Vivian Roxo  and  WERLANG, Blanca Susana Guevara. Estudo de ideação suicida em adolescentes de 13 e 19 anos . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.195-209. ISSN 1645-0086.

Verificar a presença de ideação suicida em adolescentes da população geral foi o objetivo deste estudo. Para tanto, realizou-se a pesquisa com 730 adolescentes com idades entre 13 e 19 anos, das cidades de Porto Alegre/RS e Erechim/RS, Brasil. Os adolescentes eram do sexo feminino (57,3%) e masculino (42,7%) e estudavam em escolas públicas e particulares das cidades estudadas. Os instrumentos utilizados foram: uma ficha de dados sóciodemográficos, a Escala de Ideação Suicida de Beck (BSI) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). A coleta dos dados foi realizada nas escolas estudadas. Dos 730 adolescentes pesquisados, 253 (34,7%) apresentaram ideação suicida, ou seja, um pouco mais de um terço da amostra. Destes, 176 (69,6%) eram do sexo feminino. O estudo também constatou que existe uma associação significativa (p<0,001) entre depressão e a presença de ideação suicida. Das variáveis estudadas, a depressão e o sexo feminino foram as mais associadas à presença de ideação suicida.

Keywords : Adolescência; Depressão; Ideação suicida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )