SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Cortisol como variável em psicologia da saúdeEstudo de ideação suicida em adolescentes de 13 e 19 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Isabel  e  PAIS-RIBEIRO, José. Aspectos psicossociais e qualidade de vida da degenerescência macular relacionada com a idade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.179-193. ISSN 1645-0086.

A degenerescência macular relacionada com a idade é uma patologia que provoca diminuição da acuidade visual e possível perda irreversível da visão, constituindo a principal causa de cegueira nos países ocidentais. Trata-se de uma doença crónica com tendência aumentar e que tem um significativo impacto na vida do doente e da sua família, bem como um impacto colossal em termos económicos para os sistemas de saúde, o que tem contribuído para o interesse crescente pelo desenvolvimento de estudos no domínio das reacções psicológicas ao diagnóstico e gestão da doença, e da qualidade de vida destes doentes. No presente trabalho apresenta-se uma revisão da literatura relativa aos principais aspectos psicossociais, implicações na qualidade de vida, independência e reabilitação destes doentes.

Palavras-chave : Aspectos psicossociais; Degenerescência macular; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )