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Psicologia, Saúde & Doenças
versión impresa ISSN 1645-0086
Resumen
MASCARENHAS, Suely. Gestão do bullyinge da indisciplina e qualidade do bem-estar psicossocial de docentes e discentes do Brasil (Rondônia). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.95-107. ISSN 1645-0086.
Neste artigo, são apresentados resultados de uma investigação-ação que demonstram a necessidade da gestão institucional do fenômeno do bullying e da indisciplina como elemento preventivo para a saúde emocional e o bem-estar de docentes e discentes no contexto escolar. O instrumento utilizado para a coleta das informações é a escala BAC: bullying, atribuições, autoconceito e convivência, constituída por 27 itens para estudantes e 20 para docentes, cujas propriedades psicométricas obtidas são consideradas suficientes para os objetivos desta investigação-ação. A amostra que integra esta investigação-ação é constituída por 300 sujeitos sendo n=260 estudantes e n=40 docentes de duas escolas públicas do ensino fundamental e médio das modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos, sendo uma mantida pela Secretaria de Estado da Educação e outra pela Secretaria Municipal de Educação, localizadas no município de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, Amazônia, Brasil.
Palabras clave : Atribuições causais; Autoconceito; Bem-estar psicossocial; Convivência escolar; Direitos humanos; Gestão da educação formal; Gestão do bullying; Indisciplina escolar; Saúde emocional.