SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Quality of life in children and adolescents with health problems: conceptualization, assessment and interventionDevelopmental cognitive rehabilitation methods with long term unemployed persons integrated in a personal development program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MASCARENHAS, Suely. Gestão do bullyinge da indisciplina e qualidade do bem-estar psicossocial de docentes e discentes do Brasil (Rondônia). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.95-107. ISSN 1645-0086.

Neste artigo, são apresentados resultados de uma investigação-ação que demonstram a necessidade da gestão institucional do fenômeno do bullying e da indisciplina como elemento preventivo para a saúde emocional e o bem-estar de docentes e discentes no contexto escolar. O instrumento utilizado para a coleta das informações é a escala BAC: bullying, atribuições, autoconceito e convivência, constituída por 27 itens para estudantes e 20 para docentes, cujas propriedades psicométricas obtidas são consideradas suficientes para os objetivos desta investigação-ação. A amostra que integra esta investigação-ação é constituída por 300 sujeitos sendo n=260 estudantes e n=40 docentes de duas escolas públicas do ensino fundamental e médio das modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos, sendo uma mantida pela Secretaria de Estado da Educação e outra pela Secretaria Municipal de Educação, localizadas no município de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, Amazônia, Brasil.

Keywords : Atribuições causais; Autoconceito; Bem-estar psicossocial; Convivência escolar; Direitos humanos; Gestão da educação formal; Gestão do bullying; Indisciplina escolar; Saúde emocional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )