SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidadeGestão do bullyinge da indisciplina e qualidade do bem-estar psicossocial de docentes e discentes do Brasil (Rondônia) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Salomé Vieira. Qualidade de vida em crianças e adolescentes com problemas de saúde: conceptualização, medida e intervenção. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.89-94. ISSN 1645-0086.

Analisam-se dificuldades específicas que clínicos e investigadores têm encontrado no âmbito da definição, conceptualização e medida da qualidade de vida (QV) em crianças e adolescentes com problemas de saúde, em particular no caso das doenças crónicas, e abordam-se formas de intervenção. No momento actual, a maioria dos profissionais reconhece que o constructo é multidimensional (ainda que existam discrepâncias na identificação de domínios específicos), e que incorpora componentes objectivas e subjectivas. Realça-se a necessidade de se considerar uma perspectiva de desenvolvimento, o que tem consequências não só para a definição e para a identificação dos conteúdos a incluir nas dimensões de QV, como para a sua avaliação, devendo as medidas atender às mudanças normativas nas habilidades e papéis ao longo das fases de desenvolvimento. No contexto da avaliação, faz-se igualmente menção ao tipo de medidas (genéricas/específicas) e ao informante, relevando-se a pertinência de se incrementar a inclusão da/do criança/adolescente como fonte de informação.

Palavras-chave : Crianças/adolescentes; Problemas de saúde; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )