SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Estudo de adaptação da escala de ajustamento mental ao cancro de um familiar (EAMC-F)Consumo de álcool, tabaco e droga em adolescentes: experiências e julgamentos de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATTA, Adriana Zanona da  e  MULLER, Marisa Campio. Uma análise qualitativa da convivência da mulher com sua endometriose . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.57-72. ISSN 1645-0086.

Endometriose é uma doença ginecológica de natureza progressiva, caracterizada pela presença de focos de endométrio fora da cavidade uterina. Esta afecção pode provocar sintomas cíclicos ou agudos bastante comprometedores, sendo que suas conseqüências podem ser observadas nas múltiplas facetas das vidas de mulheres que a possuem. O presente artigo relata resultados qualitativos de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as vivências de mulheres com endometriose associadas à doença. Foram entrevistadas quatro mulheres com este diagnóstico, sendo que as entrevistas foram transcritas e, através da metodologia de análise textual qualitativa, puderam ser identificadas categorias que descrevem a magnitude da influência da endometriose sobre a vida cotidiana das mulheres, como seus desdobramentos afetivos, familiares, profissionais e de relação com a classe médica. Além desses resultados, buscou-se identificar aquilo que estas mulheres entendem como sentido e significado da endometriose em suas vidas.

Palavras-chave : Análise qualitativa; Aspectos psicológicos; Endometriose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )