SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Escala de Aceitação do Teste Pré-Sintomático: Estudo de Validação com uma Amostra de Pessoas em Risco para a Doença de Machado-JosephHistória e Evolução do Conceito de Bem-Estar Subjectivo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RIBEIRO, J. Pais  e  RAIMUNDO, A.. Estudo de Adaptação do Questionário de Satisfação com o Relacionamento Sexual (QSRS) em Mulheres com Incontinência Urinária. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.2, pp.191-202. ISSN 1645-0086.

A satisfação sexual tornou-se um componente importante da vida, no dia a dia de homens e mulheres nas sociedades ocidentais modernas: isto é verdade tanto para as pessoas sem doença como para aquelas com doença crónica. O objectivo do presente estudo é explorar as propriedades psicométricas do questionário de satisfação com o relacionamento sexual, em mulheres com incontinência urinária que mantêm actividade sexual. A incontinência urinária é um evento relativamente vulgar que tende a crescer com o aumento da idade da população. Participaram 54 mulheres com incontinência urinária, entre os 35 e 77 anos, que mantinham actividade sexual. A adaptação do questionário implicou a alteração de um item que, por ter sido desenvolvido para o sexo masculino, focava a erecção masculina, para um item com conteúdo equivalente mas adaptado ao género feminino. Os resultados do estudo mostram, globalmente, valores psicométricos apropriados para a versão portuguesa, semelhantes à versão original.

Palavras-chave : Adaptação de questionário; Avaliação da satisfação sexual; Incontinência urinária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )