SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Avaliação e Acompanhamento Psicológico Pré e Pós-Transplante HepáticoEstudo Diferencial de Crenças Relativas aos Cuidados Domiciliares e À morte entre Portadores de HIV/AIDS e Câncer índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Margarida Custódio dos. Adesão em Pediatria - do Modelo Biomédico ao Modelo Transaccional: Contribuições para a Intervenção dos Profissionais de Saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.2, pp.145-156. ISSN 1645-0086.

Actualmente um número muito elevado de crianças e adolescentes sofre de doença crónica. Deste modo a sua qualidade de vida e a diminuição da morbilidade passa necessariamente pela adequada adesão às prescrições e recomendações médicas do tratamento. Consensualmente considerada como uma das áreas electivas de intervenção da psicologia da saúde e da psicologia pediátrica a adesão constitui, sem dúvida, um dos problemas que as equipas de saúde mais frequentemente enfrentam. Neste artigo a autora reflecte sobre as várias perspectivas e modelos de adesão e pretende contribuir para o reforço de uma abordagem flexível e dinâmica por parte dos técnicos de saúde, baseada em intervenções que tenham como objectivo a adesão autónoma e responsável dos doentes ou da família.

Palavras-chave : Adesão; Doença crónica; Psicologia pediátrica; Técnicos de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )