SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O Discurso e as Narrativas na Vivência da Depressão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

VIANA, Victor et al. Apoio às Mães em Crise num Serviço de Neonatologia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.2, pp.119-130. ISSN 1645-0086.

Neste trabalho, os autores descrevem os procedimentos utilizados com o objectivo de facultar apoio emocional a mães que acompanhavam os seus recém-nascidos numa unidade de neonatologia. O apoio psicológico foi fornecido no contexto de grupo e contexto individual. Como orientação teórica foi usado o referente da abordagem sistémica e o referente da intervenção em crise. Na intervenção em grupo, procurou-se facilitar a comunicação no grupo, estimular a expressão de sentimentos, medos, crenças e a exposição de problemas pessoais, familiares, sociais, etc. O principal objectivo foi promover o apoio dentro do grupo, dada a semelhança de experiências e angústias entre as mães, decorrentes da evolução do internamento dos seus bebés. Na intervenção individual foi usado o modelo da consulta psicológica em situação de crise. Os objectivos foram: estabelecer uma relação de confiança e empática, identificar e dissecar o problema precipitador da crise, identificar e implementar recursos psicológicos, familiares, etc. que melhorassem o funcionamento emocional face à situação. A avaliação realizada com recurso à opinião fornecida pelas mães alguns meses depois, demonstra a importância deste tipo de intervenção junto das mães numa unidade de neonatologia.

Palabras clave : Apoio às mães; Apoio psicológico; Grupo de apoio; Intervenção em crise; Neonatologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )