SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Contributos da Psicologia para as Profissões da SaúdeA Depressão Pós-Parto em Vozes que Interpretam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ALVES, Nuno Correia  e  FIGUEIRAS, Maria João. Efeitos da Modernidade na Saúde: Adaptação e Validação da Modern Health Worries Scale para a População Portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.1, pp.91-107. ISSN 1645-0086.

As possíveis consequências de aspectos relacionados com a modernidade, tais como alimentos geneticamente modificados, poluição ambiental, pesticidas, telemóveis e cabos eléctricos de alta tensão têm, com regularidade, sido apresentadas nas revistas generalistas e outros media. Este estudo teve como objectivos a tradução e adaptação experimental da escala de preocupações sobre os efeitos da modernidade na saúde (Petrie et al., 2001), e a caracterização destas preocupações na população portuguesa. A investigação desenvolveu-se em dois momentos: estudo piloto com 45 participantes e estudo definitivo com 1113 participantes. As correlações teste - re-teste são satisfatórias para todos os itens. Após a análise de componentes principais foi definida uma solução com 28 itens, distribuídos em quatro factores que explicam 64% da variância total. Os valores de consistência interna revelaram-se elevados nas sub-escalas e na escala total, quer no estudo piloto quer no definitivo. Estes resultados são congruentes com os encontrados pelos autores da escala original e sugerem que esta escala contribui para alargar o leque de variáveis que podem influenciar os comportamentos de saúde da população portuguesa.

Palavras-chave : Adaptação de escala; Afectividade negativa; Modernidade; Preocupações; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )