SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Escala Toulousiana de Coping (ETC): Estudo de Adaptação à População PortuguesaContributos da Psicologia para as Profissões da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, André Faro; BARBOSA, Rochele Bezerra; FARO, Soraya Ramalho Santos  e  JUNIOR, Antônio Alves. Representações Sociais do Processo Saúde-Doença entre Nefrologistas e Pacientes Renais Crônicos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.1, pp.57-67. ISSN 1645-0086.

Esta pesquisa propõe-se a analisar as Representações Sociais do processo saúde-doença que permeiam a relação entre médicos nefrologistas e pacientes renais crônicos. Para tal, procurou-se delinear os conceitos incorporados por estes médicos e pacientes através da Análise de Conteúdo de Bardin, fazendo-se em seguida uma análise quanti-qualitativa dos dados objetivando-se investigar o conteúdo dos discursos destes atores sociais referentes às concepções de saúde, doença e tratamento clínico. Elaboraram-se gráficos contendo as porcentagens quantificadas destas concepções no intuito de serem analisados os dados mais relevantes no estudo. Ao final, observou-se uma dissonância entre as Representações Sociais quando são enfatizadas as concepções sobre saúde e doença que influenciam nos objetivos, posturas, adesão ao tratamento e forma de lidar com a doença, tanto por parte dos médicos como dos pacientes. As Representações Sociais delineadas nesta pesquisa não tiveram reciprocidade na comunicação destes dois atores quando dialogam sobre o mesmo objeto: o processo saúde-doença.

Palavras-chave : Insuficiência Renal Crônica (IRC); Representações sociais; Relação médico-paciente; Saúde-doença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )