SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A Relação entre Tabagismo e Características Socio-Demográficas em Universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ZAGALO-CARDOSO, José A.  e  ROLIM, Luísa. Aspectos Psicossociais da Medicina Preditiva: Revisão da Literatura sobre Testes de Riscos Genéticos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.1, pp.3-34. ISSN 1645-0086.

Este artigo visa rever e reflectir sobre as questões psicológicas subjacentes aos testes genéticos, no contexto do novo paradigma médico da medicina preditiva e da emergente perspectiva da genética psicossocial. As implicações psicológicas inerentes à prática de testes genéticos para doenças de início na idade adulta requerem particular atenção e uma abordagem multidisciplinar sistemática, incluindo a avaliação e a intervenção psicológicas, a fim de minimizar o impacto emocional do diagnóstico pré-sintomático. É prestada particular atenção ao diagnóstico precoce pré-sintomático de três condições neurogenéticas - a polineuropatia amiloidótica familiar, a doença de Huntington e a doença de Machado-Joseph - e ao diagnóstico de susceptibilidade genética para os cancros hereditários. Com base na revisão da literatura sobre investigação comportamental, abordamos alguns preditores da tomada de decisão e da adesão face aos testes genéticos, assim como as implicações psicológicas dos resultados destes últimos. Salientamos temas emergentes e focamos algumas linhas de investigação em desenvolvimento.

Palavras-chave : Adesão; Cancros hereditários; Diagnóstico de susceptibilidade genética; Diagnóstico pré-sintomático; Doenças neurogenéticas; Genética psicossocial; Impacto psicológico; Medicina preditiva; Reacções psicológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )