SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1A Relação entre Tabagismo e Características Socio-Demográficas em Universitários author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ZAGALO-CARDOSO, José A.  and  ROLIM, Luísa. Aspectos Psicossociais da Medicina Preditiva: Revisão da Literatura sobre Testes de Riscos Genéticos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2005, vol.6, n.1, pp.3-34. ISSN 1645-0086.

Este artigo visa rever e reflectir sobre as questões psicológicas subjacentes aos testes genéticos, no contexto do novo paradigma médico da medicina preditiva e da emergente perspectiva da genética psicossocial. As implicações psicológicas inerentes à prática de testes genéticos para doenças de início na idade adulta requerem particular atenção e uma abordagem multidisciplinar sistemática, incluindo a avaliação e a intervenção psicológicas, a fim de minimizar o impacto emocional do diagnóstico pré-sintomático. É prestada particular atenção ao diagnóstico precoce pré-sintomático de três condições neurogenéticas - a polineuropatia amiloidótica familiar, a doença de Huntington e a doença de Machado-Joseph - e ao diagnóstico de susceptibilidade genética para os cancros hereditários. Com base na revisão da literatura sobre investigação comportamental, abordamos alguns preditores da tomada de decisão e da adesão face aos testes genéticos, assim como as implicações psicológicas dos resultados destes últimos. Salientamos temas emergentes e focamos algumas linhas de investigação em desenvolvimento.

Keywords : Adesão; Cancros hereditários; Diagnóstico de susceptibilidade genética; Diagnóstico pré-sintomático; Doenças neurogenéticas; Genética psicossocial; Impacto psicológico; Medicina preditiva; Reacções psicológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )