SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Association among the Diagnosis Adaptive, Indicators of Clinical Evolution and the Test of Relationships Objects in Patient Infection Carriers for HIV-1, sick or notContribution to the Adaptation study of the Portuguese Adaptation of the Lovibond and Lovibond Depression Anxiety Stress Scales (EADS) with 21 items author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

DUQUE, Alexandra Freches  and  NEVES, Pedro Gante. Auto-Mutilação em Meio Prisional: Avaliação das Perturbações da Personalidade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2004, vol.5, n.2, pp.215-227. ISSN 1645-0086.

O comportamento de auto-mutilação representa um grande impacto para a vida do paciente que se mutila, contudo não é possível encontrar um consenso entre os autores no que diz respeito às causas do comportamento de auto-mutilação. Embora com características análogas, os comportamentos de auto-mutilação em meio prisional parecem revestir-se de particularidades resultantes das características do meio em que se encontram. O presente artigo descreve os resultados obtidos no estudo comparativo entre reclusos com história de comportamento de auto-mutilação (30 sujeitos) e reclusos sem história de auto-agressão (30 sujeitos), que pretendeu avaliar a importância das perturbações da personalidade na facilitação destes comportamentos. Assim, no presente estudo foram encontradas diferenças com significado estatístico para oito das vinte e duas escalas clínicas do MCMI-II. Alertando, desta forma, para a existência de uma relação facilitadora entre a existência de Perturbações da Personalidade como "Evitante", "Esquizotípica" e "Estado Limite" e o comportamento de auto-mutilação.

Keywords : Auto-mutilação; Perturbações da Personalidade; Reclusos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )