SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Ouvindo loucos: construindo possibilidades de viver com autonomiaEvaluación de actitudes violentas y clima escolar en situaciones de agresividad en alumnado de secundaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOUZA, Camila B. de et al. Aspectos da motivação para o trabalho voluntário com doentes oncológicos: um estudo colaborativo entre Brasil e Portugal. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2003, vol.4, n.2, pp.267-276. ISSN 1645-0086.

Brasil e Portugal, por razões históricas e de fenômenos recentes de imigração compartilham de uma cultura e de uma língua similares. O trabalho dos voluntários é uma atividade muito importante como suporte social de pacientes oncológicos e necessita uma avaliação mais profissional e sistemática na formação de seus grupos. O objetivo desta pesquisa foi identificar a estrutura motivacional dos voluntários que atendem aos pacientes com câncer e comparar diferenças e situações similares nos dois países. Os participantes foram 29 voluntárias de "Liga Portuguesa contra o Cancro" e 21 voluntárias "Rede Feminina de Combate ao Câncer". A idade média foi em Portugal 59,2 (DP=8,79), no Brasil e a 47,09 (DP=11,0). Foi utilizado o Inventário Funções de Voluntariado (VFI) desenvolvido por Snyder et al., (1998), que propõe seis categorias para personalidade motivacional para o trabalho voluntário. Os resultados foram analisados pelo software estatístico SPSS, usando o t-Estudante. Os resultados mostraram que apesar da língua similar há diferenças significativas entre voluntárias brasileiras e portuguesas. As diferenças não são no processo motivational mas são no grau de importância deste processo.

Palavras-chave : Suporte social; Trabalho voluntário; Voluntariado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )